CRM é inaugurado em Santa Maria

-

Foi inaugurado, na sexta-feira, 25, o Centro de Referência da Mulher (CRM) de Santa Maria, integrante da Rede de Proteção da Mulher do RS.No local, que fica em frente ao Serviço Especializado em Saúde da Mulher da Prefeitura (Rua Doutor Pantaleão, 165), as mulheres terão atendimento psicológico e judicial. Além disso, o Centro conta com uma brinquedoteca e sala de reuniões, disponível para eventos e oficinas, e quatro salas de atendimento.

Na cerimônia, esteve representando o governo do estado, a advogada do Centro Estadual de Referência da Mulher Vânia Araújo Machado e do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS), Carolina Almeida Rodrigues. Para ela, a conquista da implementação do CRM é de extrema importância para a comunidade de Santa Maria, pois traz um lugar de destaque ao município, bem como de avanços com políticas públicas que buscam o enfrentamento à violência contra as mulheres.

“Sabemos o quanto o município busca aprimorar a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. E prontamente, identificou a importância de implementar mais um equipamento para qualificar ainda mais, contribuindo diretamente com a redução de feminicídios no município”

Já para a diretora do Departamento de Assistência Social (DAS), Ana Duarte, a implantação do CRM na cidade vem para complementar as ações de enfrentamento à violência contra a mulher que já existem, pois a equipe que vai atender é especializada no assunto.

O CRM foi solicitado ainda em 2021, pelo prefeito Jorge Pozzobom, ao Governo do Estado. O Centro é um espaço que presta acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência de gênero, proporcionando apoio psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência.

Rede de Proteção

A Rede de Proteção RS tem o intuito de incentivar, fomentar e desenvolver a política pública, através de repasse de verba estadual, para qualificação e implementação de Centros de Referência para mulheres no interior do Estado.

Atualmente, estão em processo de implementação mais de 60 novos CRMs, além de investimento para qualificação dos 24 já existentes.