Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Estado firma termo de cooperação com Ministério Público para expansão do serviço de acolhimento familiar

Publicação:

Em um palco estão reunidas seis pessoas, o secretário Beto Fantinel, o presidente da FPE, Jones Martins, e membros do MP e TJRS
22180726 2128815 Secretário Fantinel, membros do MP e TJRS a.ssinam termo de promoção da política de família acolhedora - Foto: Fredy Vieira / Ascom Sedes

O governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), firmou um termo de cooperação técnica com o Ministério Público (MPRS), nesta segunda-feira (22/4), com o objetivo de focar na expansão do serviço de acolhimento em família acolhedora (SFA) em todo o Estado.

O acordo foi assinado pelo titular da Sedes, Beto Fantinel, e pela promotora de Justiça do Estado e coordenadora do Centro de Apoio da Educação, Infância e Juventude, Cristiane Corrales, que representou o MPRS. O ato ocorreu durante o I Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, no município de Restinga Sêca.

Durante o ato de assinatura, Fantinel reforçou a importância da soma de esforços para promover famílias acolhedoras.  “Nosso objetivo é unir forças na ação ao acolhimento, no que diz respeito à família acolhedora. Precisamos integrar nossos trabalhos, para expandir a iniciativa em todos os municípios do Rio Grande do Sul. É necessário fortalecer essa política e o governo do Estado vai se articular para isso”, destacou o secretário.

O termo de cooperação, voltado para a defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, prevê a união de esforços entre as instituições pactuantes por meio de eventos de formação e treinamentos, estaduais e regionais, promovidos pelo Departamento de Assistência Social da Sedes (DAS).

O foco das capacitações será a intersetorialidade como política de atendimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a prioridade do serviço de acolhimento em família acolhedora.

A representante do MPRS afirmou que o trabalho em conjunto é primordial para o fortalecimento da política pública de acolhimento. “Eventos como este são necessários para compartilharmos experiências e boas práticas, a fim de implementá-los no território de cada município. O termo de cooperação é uma união de esforços para trazer luz a esta pauta”, destacou Cristiane. Ela também enfatizou que o acolhimento familiar é prioritário em relação ao acolhimento institucional, porque proporciona uma rotina adequada ao acolhido.

Firmado o termo, será criado um Comitê Gestor Interinstitucional com participação de representantes indicados pelo MPRS e pela Sedes, o qual deverá acompanhar a realização de todas as atividades.

O prazo de vigência é de dois anos, podendo ser renovado. Além disso, outras entidades interessadas poderão aderir ao acordo.

Oficina

Após a assinatura, foi realizada a oficina “Acolhimento Institucional e Acolhimento Familiar”, que contou, também, com a participação das promotoras de justiça Carla Souto e Cinara Dutra; do presidente da Fundação de Proteção Especial (FPE), vinculada à Sedes, Jones Martins; e do juiz de direito do Tribunal de Justiça, Luís Antônio Johnson.

Os palestrantes trouxeram ao público presente e on-line informações sobre o atual panorama do acolhimento familiar e institucional do Estado, além de tópicos do Estatuto da Criança e do Adolescente e outras leis que regem o tema.

Família Acolhedora

O Serviço de Acolhimento Familiar tem a função de acolher, voluntariamente e de forma temporária, em seu espaço familiar, uma criança e/ou adolescente em situação de risco social ou pessoal, que foi afastado por decisão judicial de seu meio familiar e comunitário.

As famílias são selecionadas para receber crianças e/ou adolescentes até que estes possam retornar para sua família de origem ou, quando isso não é possível, até que sejam encaminhados para adoção. A família acolhedora tem a guarda provisória da criança e/ou do adolescente.

Confira a programação do I Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul aqui.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social