Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Governo lança programa de incentivo ao empreendedorismo das mulheres

Publicação:

08121442 2025124 GDO
Secretária Regina Becker fez um discurso emocionado durante o lançamento do Programa Mulheres Empreendedoras. - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG
Por Ascom/SICDHAS e Lizi Cordeiro

No Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8), o governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, lançou o programa Mulheres Empreendedoras, que vai ofertar, inicialmente, cursos gratuitos de qualificação, com metodologia acessível, para 1.400 mulheres em todo o Estado.

08120530 2025113 GDO
O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Governo do Estado no Youtube. - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

A Secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker reforçou a importância da qualificação feminina. “O programa Mulheres Empreendedoras potencializa a reconhecida capacidade organizativa e solidária das mulheres para que possam conquistar a sua autonomia financeira”, disse.

Também destacou a relevância da data, em contexto atual. “Neste 8 de março, dia que marca a luta das mulheres, estamos novamente vivenciando uma guerra. As mulheres não compactuam com a lógica masculina destrutiva, amparada no poderio militar, produto da ganância de líderes mundiais que seguem paradigmas ultrapassados de desrespeito absoluto com os compromissos humanitários que deveriam reverenciar. Este não é o mundo que as mulheres querem. Em todos os lugares do planeta mulheres morrem porque são mulheres, são assediadas porque são mulheres, têm uma vida financeiramente difícil porque são mulheres. Essa é a nossa luta”, acrescentou a secretária.

O Mulheres Empreendedoras já inicia com todas as vagas preenchidas. Sendo assim, durante a solenidade, Ranolfo garantiu uma segunda etapa do Programa ampliando o número de vagas.

08121546 2025135 GDO
O governador em exercício, Ranolfo Vieira Jr, ressaltou a importância do Programa Mulheres Empreendedoras. - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG
“O projeto que lançamos aqui hoje vai qualificar mulheres para geração de emprego e renda. A capacitação é um importante passo para a inserção feminina no mercado de trabalho, além de planejar e desenvolver seu negócio”, afirmou o governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior, que também reforçou a importância do trabalho e renda no enfrentamento à violência contra as mulheres.



08122028 2025184 GDO
A reitora da Unijuí, Cátia Nehring, ministrou a a aula inaugural. - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

O evento contou com aula inaugural “Empreendedorismo feminino em busca da igualdade de gênero”, ministrada por Cátia Maria Nehring, reitora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

08120552 2025157 GDO
A Orquestra Jovem fez uma apresentação especial, com participação da diretora de Projetos Estratégicos, a cantora Gisa Nunes. - Foto: Rodrigo Ziebell / Ascom GVG

Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, composta em sua maioria por jovens mulheres, com participação de Gisa Nunez, diretora do Departamento de Projetos Estratégicos da SICDHAS, abrilhantou o evento apresentando as canções “Como nossos pais” e “Maria, Maria”.

Assista o evento de lançamento do Programa Mulheres Empreendedoras.

00:00:00/00:00:00

Lançamento Programa Mulheres Empreendedoras

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social lançou, na manhã desta terça-feira (8), no Palácio Piratini, o Programa Mulheres Empreendedoras, que vai ofertar cursos gratuitos de qualificação, com metodologia acessível para 1.400 mulheres em todo o Estado.

Programa Mulheres Empreendedoras

O programa Mulheres Empreendedoras é realizado em parceria com a Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação (Fidene), da Unijuí. O projeto objetiva dar às mulheres ferramentas para o empreendedorismo, por meio da elaboração e desenvolvimento de planos de negócios, finanças, inovação, marketing e e-commerce, além do desenvolvimento de ideias, projetos e empreendimentos sociais, tradicionais e culturais, visando maior participação feminina nos processos de geração de trabalho e renda.


Serão 1.680 horas de qualificações que permitirão a criação de novos negócios, identificação de oportunidades e constituição de equipes que pensem em novos modelos e oportunidades de negócio. Ao longo das capacitações, as mulheres também receberão consultorias individuais para unir teoria e prática. Após o término dos cursos, as mulheres terão 180 dias de acompanhamento em seus projetos de negócio.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social