II Conferência Estadual dos Povos de Terreiro do estado será realizada em abril de 2023

Na última quinta-feira (17/11), foi publicada, no Diário Oficial do Estado, a convocação da II Conferência Estadual do Povo de Terreiro do Estado do Rio Grande do Sul.

A II Conferência já tem data marcada: será realizada no dia 8 de abril de 2023, sob a coordenação da Comissão Eleitoral, que foi divulgada em junho deste ano pela Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS).

A SICDHAS, por meio do Departamento de Direitos Humanos (DDHC), publicou, no dia 28/11, o regimento. A partir de agora, iniciarão as conferências municipais e/ou regionais, as quais serão acompanhadas de perto pela Comissão Eleitoral. De acordo com o diretor do DDHC, José Augusto Zaniratti, a Secretaria entrará em contato com os 497 municípios do estado informando os documentos necessários para que as conferências possam ser realizadas.

Na II Conferência Estadual do Povo de Terreiro será eleito o novo Conselho, desativado desde 2018, composto por 64 conselheiros titulares e suplentes, representantes governamentais e da sociedade civil organizada – 40% das vagas são para representantes diretos do Povo de Terreiro, representantes das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Afro-Umbandista; 30% para representantes de organizações e de instituições representativas de direitos coletivos do Povo de Terreiro; e 30% são destinadas para representantes governamentais.

Mais informações aqui