Nova pintura artística do Ônibus Lilás é apresentada pela SICDHAS

REI 0680
Ato de apresentação da pintura ocorreu nesta quarta-feira (24/11). - Foto: Felipe Farias
Por Carolina Zeni

A nova pintura artística do Ônibus Lilás foi apresentada pela secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker na tarde desta quarta-feira (24/11), no estacionamento do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). A ação faz parte da campanha pelos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Também participaram do ato: secretária-adjunta da Cultura, Gabriela Meindrad, assessora de diversidade, Clarrisa Lima, secretário do Meio Ambiente, Luiz Henrique Viana e a diretora de eventos da Secretaria de Comunicação, Carina Bernardi.

00:00:00/00:00:00

Nova pintura artística do Ônibus Lilás é apresentada pela SICDHAS

Ação faz parte da campanha pelos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher Crédito: Felipe Farias

Três artistas mulheres foram selecionadas pela SICDHAS para a realização da pintura: Jaque Vieira, Bina e Lisi Élen. Elas iniciaram os trabalhos na manhã da terça-feira (23), e com técnicas e estilos variados, criaram personagens que mostram a diversidade das mulheres representadas pela arte visual, cultura e contexto social.

O veículo estará presente na próxima edição da Ação Integrada pelos Direitos das Mulheres, que será no próximo sábado, dia 27/11, das 13h às 17h, na Praça Esplanada (Avenida João Antônio da Silveira, Restinga). O evento é uma iniciativa da Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em uma realização conjunta com a SICDHAS e o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Estado do Rio Grande do Sul – EmFrente, Mulher, composto por Secretarias e órgãos vinculados ao Governo do Estado, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, prefeitura de Porto Alegre e representantes da sociedade civil.

REI 0499
O novo visual do veículo foi apresentado pela Secretária da SICDHAS, Regina Becker - Foto: Felipe Farias

O Ônibus Lilás é uma unidade móvel adaptada especialmente para o atendimento às mulheres e oportuniza auxílio e informação no Estado, assim como orientação sobre o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência. O veículo é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa e banheiro. O serviço pode ser solicitado à SICDHAS por qualquer um dos 497 municípios gaúchos, e é utilizado para suprir demandas relacionadas à temática da mulher através de atendimentos humanizados.

+ Veja mais fotos do evento: