Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Ônibus Lilás recebe pintura artística dentro das atividades dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Iniciativa da Secretaria da Igualdade ocorre nesta quarta-feira (24/11), às 17h, no pátio do CAFF

Publicação:

grafigagem do onibus lilas do estado
Grafitagem do Ônibus Lilás começou nesta terça-feira e será apresentada pela secretária Regina Becker amanhã (24/11), às 17h - Foto: Carolina Zeni
Por Carolina Zeni/Ascom SICDHAS

Dando seguimento às atividades estaduais da campanha pelos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, o Ônibus Lilás recebe pintura artística sob a temática da diversidade. O novo visual do veículo será apresentado pela Secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker, nesta quarta-feira (24/11), às 17 horas, no estacionamento do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na entrada principal (Av. Borges de Medeiros, 1.501, em Porto Alegre).

Três artistas mulheres foram selecionadas pela SICDHAS para a realização da pintura: Jaque Vieira, Bina e Lisi Élen. Elas iniciaram os trabalhos na manhã desta terça-feira, e com técnicas e estilos variados, criaram personagens que mostram a diversidade das mulheres representadas pela arte visual, cultura e contexto social. “É muito gratificante participar de um projeto em parceria com o Estado. A arte em todas as suas formas leva sentimentos às pessoas e, nesse caso, queremos levar um pouco de alegria e aconchego para as mulheres”, disse Jaque.

O Ônibus Lilás é uma unidade móvel adaptada especialmente para o atendimento às mulheres e oportuniza auxílio e informação no Estado, assim como orientação sobre o acesso aos serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência. O veículo é equipado com duas salas fechadas que garantem a privacidade da vítima, copa e banheiro. O serviço pode ser solicitado à SICDHAS por qualquer um dos 497 municípios gaúchos, e é utilizado para suprir demandas relacionadas à temática da mulher através de atendimentos humanizados. “A grafitagem do ônibus vai muito além da aparência externa, mas queremos torná-lo harmonioso e aconchegante para que se faça um atendimento seguro às mulheres vítimas de violência em parceria com os municípios através de serviços jurídicos e psicossociais em defesa dos seus direitos”, destaca a secretária Regina.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social