Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Receita Federal utiliza a Descaracterização Assistida do Programa para equipamentos apreendidos.

Desta vez foram descaracterizados aparelhos de TVBOX.

Publicação:

22163151 5636 GDO
SUSTENTARE

A Receita Federal da 10ª Região aderiu ao Programa Sustentare em 2018.

Desde então tem utilizado as várias trilhas de encaminhamento de Eletroeletrônicos, que antes por vezes tinha como destino a incineração.

Desta vez, em parceria com o PROGRAMA SUSTENTARE, a Receita Federal fará a descaracterização assistida de mais de 40 mil equipamentos piratas TVBOX.  Descaracterização Assistida é o termo utilizado para o descarte de equipamentos que necessitam de um maior cuidado na execução do trabalho de desmonte.  Por conta da segurança que envolve o processo, os equipamentos serão inutilizados e seus materiais voltarão para as indústrias. A coordenação desta ação ficará a cargo da Procergs .

Atualmente, este trabalho está sendo realizado por 11 apenadas do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier, que tiveram treinamento e planejamento detalhado da atividade, onde se previu desde a segurança até os tipos e quantidade de ferramentas a serem utilizadas.

Estes materiais foram apreendidos pela Receita Federal em todo o estado. Neste momento, o processo está sendo feito para atender a região de Pelotas. São mais de 13.000 aparelhos dos municípios de Jaguarão, Bagé e Pelotas e, durante dois meses, ainda serão recebidos, aproximadamente, mais de 27mil aparelhos.

A Receita Federal  já utilizou a descaracterização assistida de outros materiais, como por exemplo, os "kits de cigarro eletrônico”. Esta descaracterização foi executada no Complexo Penitenciário de Canoas.

Com este processo estes materiais passarão a ser utilizados novamente na cadeia de logística reversa potencializando a preservação ambiental e a neutralização da emissão de gases causadores do efeito estufa.

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social