Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

Reedição do Guia de Integração PIM e Criança Feliz será lançado na próxima segunda-feira (30/08)

Publicação:

WhatsApp Image 2021 08 27 at 16 32 20
.

Na próxima segunda-feira (30/08), será lançado a reedição do Guia para a Integração entre os programas Criança Feliz (PCF) e Primeira Infância Melhor (PIM). A ação é uma cooperação da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social e Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. 

Este guia tem como objetivo subsidiar gestores e equipes municipais do estado do Rio Grande do Sul acerca do PCF e PIM. Tal integração se dá a partir da associação de competências, da união de conhecimentos e do desenvolvimento de estratégias conjuntas de gestão e atenção que ocorrem para o fortalecimento da rede de atenção à primeira infância, potencializa a integralidade do
cuidado, a ampliação do número de famílias atendidas e o acesso destas às políticas públicas, além de favorecer a otimização dos recursos humanos, financeiros e materiais envolvidos no desenvolvimento das ações.

“A ação é de suma importância para o Estado do Rio Grande do Sul, principalmente porque sabemos que o PIM é citado como modelo de programa de visitação domiciliar com enfoque no desenvolvimento integral da Primeira Infância, sendo inspiração para o Criança Feliz. Indispensável salientar que o Criança Feliz é um dos projetos prioritários do governo o Estado e o mais programa em escala do mundo com foco na promoção do desenvolvimento das crianças que estão na primeira infância, que vai de 0 a 6 anos. Este guia trata, portanto de aspectos de similaridade e convergência entre os programas, bem como de pontos específicos de cada um”, salienta a secretária da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Regina Becker.

Em especial, são abordados aspectos referentes à adesão, público-alvo, equipes de referência e suas atribuições, repasses financeiros entre outros. Sua apreciação, no entanto, não substitui a leitura atenta às legislações que regem os respectivos programas, as quais podem ser acessadas por meio dos sites do programas.

Após o lançamento, o Guia será disponibilizado nos sites STASSAÚDE

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social