Secretária Márcia de la Torre participa da abertura do 22º Encontro do CONGEMAS - Região Sul.

WhatsApp Image 2022 04 26 at 16 01 43 (1)
A secretária Márcia de la Torre apresentou os investimentos do Governo do Estado na política de Assistência Social. - Foto: Felipe Farias
Por Felipe Farias

O Salão de Atos da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, serviu de palco para a abertura do 22º Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) – Região Sul, na manhã desta terça-feira (26).

O encontro deste ano traz o tema “O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”. O objetivo é fomentar e estimular o aprimoramento e o fortalecimento da gestão municipal SUAS, por meio da mobilização, articulação, orientação e apoio técnico às/aos gestoras/es, trabalhadoras/es e conselheiras/os municipais de Assistência Social.

WhatsApp Image 2022 04 26 at 16 01 44 (1)
A secretária Márcia de la Torre participou da abertura do evento. - Foto: Felipe Farias
A secretária Márcia de la Torre participou da abertura do evento, e ressaltou a importância dos encontros e das Conferências da Assistência Social para a garantia e para os avanços da política do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. “Nunca é bom esquecer que devemos ao trabalho de muitos que nos antecederam para que a Assistência Social fosse elevada ao status de política pública e constituída como direito do cidadão e dever do Estado, na Constituição Federal. A partir daí, e dentro do espírito que nos move hoje, os avanços foram se concretizando nas configurações legais de grande impacto na vida dos brasileiros vulneráveis socialmente, como a Lei Orgânica de Assistência Social e a criação do SUAS”, comentou.

Márcia apresentou os investimentos do Governo do Estado na política de Assistência Social. “O desafio, mais do que nunca, é fortalecer o SUAS. E fortalecer o SUAS é garantir as funções de proteção social e defesa de direitos para o qual foi criado”, completou a secretária

A abertura foi transmitida ao vivo pelo canal da TV FAMURS no Youtube.

00:00:00/00:00:00

22º Encontro do CONGEMAS - Região Sul

TEMA: “O futuro da Assistência Social no Brasil: compromissos dos governos na superação da fome e das desproteções sociais”. Crédito: TV FAMURS

WhatsApp Image 2022 04 26 at 16 01 45
A mesa de abertura do evento foi composta por autoridades municipais, estaduais e nacionais. - Foto: Felipe Farias
Além da secretária, a mesa de abertura foi composta pelo presidente da Federação de Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Eduardo Bonotto; pelo pró-Reitor de Pesquisa, pós-Graduação e extensão da Universidade Feevale, professor Fernando Spilki; pelo presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municípais de Assistência Social do RS (COEGEMAS/RS) e secretário de Desenvolvimento Social de Novo Hamburgo, Eliton Ávila; pela assistente social e integrante da Coordenação Executiva do Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS, Flávia Mariani; pela presidente do COEGEMAS/SC, Maria Cláudia Goulart da Silva; pela presidente do Conselho Estadual de Assistência Social – CEAS/RS e diretora do Departamento Estadual de Assistência Social, Ana Maria Almeida Duarte; pela coordenadora do Fórum Estadual dos Usuários do SUAS/RS, Maria Lopes; e pelo presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Elias Oliveira.

A apresentação cultural, que antecedeu a mesa de abertura, contou com a participação dos grupos de usuários do SUAS, Bem Viver e Coral Contavida.

WhatsApp Image 2022 04 26 at 16 01 42
Apresentação do Coral Catavida, programa social de gestão de resíduos sólidos desenvolvido pela gestão de Novo Hamburgo. - Foto: Felipe Farias
WhatsApp Image 2022 04 26 at 16 01 41
Grupo de adolescentes do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Novo Hamburgo, Bem Viver. - Foto: Felipe Farias

Serão dois dias de evento para debater sobre os reflexos da atual crise e fragilização do SUAS, especialmente pelo desfinanciamento nos municípios, o agravamento da desigualdade e de ampliação das demandas por proteção social da população.

+ Veja mais fotos:

O encontro conta com painéis temáticos; oficinas sobre novas estratégias, inovação em gestão e trabalho social; e o balanço do sistema na Região Sul, abordando impactos da crise, fome e desigualdade social.

A programação completa pode ser conferida AQUI