Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Social

Início do conteúdo

SES e SICDHAS atualizam orientações para atendimentos presenciais do PIM/PCF em tempos de Covid-19

Publicação:

capa cartilha pim pcf 2021 980x592
Cartilha de Orientação sobre atendimento presencial PIM/PCF em tempos de COVID-19

Foram lançadas hoje (27) a atualização da Nota de orientação para o trabalho do Primeira Infância Melhor e Criança Feliz (PIM/PCF) em tempos de novo coronavírus (COVID-19) – Edição II  e a Cartilha de orientação sobre atendimento presencial PIM/PCF em tempos de Covid-19. O lançamento foi da Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS) e do Primeira Infância Melhor (PIM), e da Secretaria da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social (SICDHAS), por meio do Departamento de Assistência Social (DAS) e da Coordenação do Programa Criança Feliz (PCF).

Com o avanço da vacinação e a qualificação dos protocolos sanitários, os atendimentos do PIM/PCF podem retornar a ocorrer por meio de visitas domiciliares presenciais, bem como as atividades grupais ofertadas pelo PIM, sempre respeitando a situação epidemiológica de cada município. 

A atualização da nota fortalece e aprimora as orientações em relação aos atendimentos, formações iniciais, recursos, acompanhamento e captação de famílias pelas equipes municipais em tempo de Covid-19. A cartilha compila todas as medidas que devem ser adotadas nos atendimentos presenciais, visando a segurança e proteção dos profissionais PIM/PCF e das famílias. 

Nos documentos, podem ser encontradas informações gerais sobre a Covid-19 e protocolos a serem seguidos nas visitas domiciliares e atividades presenciais em grupo. Orienta-se que os visitadores estejam com o esquema vacinal completo e, para gestantes e puérperas, o atendimento segue exclusivamente remoto, uma vez que essas apresentam maior risco para formas graves de Covid-19.

A leitura dos documentos não substitui a atenção às demais orientações e regulamentações das autoridades sanitárias, em especial, às normativas municipais. A seguir, confira na íntegra os documentos: 

Nota de orientação para o trabalho do Primeira Infância Melhor e Criança Feliz (PIM/PCF) em tempos de novo coronavírus (COVID-19) – Edição II

DOWNLOAD AQUI

Cartilha de orientação sobre atendimento presencial PIM/PCF em tempos de Covid-19

DOWNLOAD AQUI

SEDES - Secretaria de Desenvolvimento Social